quarta-feira, 25 de abril de 2012

Filme - O Hobbit (detalhes da produção)



A maneira como este filme está sendo produzida promete mudar o padrão do cinema.

A produção utiliza câmeras 3D RED Epic-M, capazes de gravar em resolução 5K e capturar 48 quadros por segundo.


Com a projeção em 48 quadros por segundo, o dobro do que é usado na atualidade, proporcionará imagens com um nível de detalhamento muito maior.
Segundo informações do site Hollywood Reporter, a produção “obrigará” os cinemas a fazerem uma atualização de hardware em projetores, inaugurando uma nova era para o cinema.
A tecnologia atual de exibição de imagens suporta 24 quadros por segundo. Esse padrão é exatamente o mesmo utilizado desde a década de 20, quando os filmes sonoros começaram a chegar às salas de cinema. Até então, na época do cinema mudo, o padrão era de 16 quadros por segundo.
A produção “O Hobbit: Uma Jornada Inesperada”, dirigida por Peter Jackson, foi concebida com imagens em 48 quadros por segundo.
Para que isso fosse possível, Jackson lançou mão da câmera Red EPIC e todas as imagens foram gravadas em resolução máxima. Cada dia da filmagem, que durou 265 dias, resultou em cerca de 6 TB a 12 TB de imagens, quantidade de conteúdo bastante significativa.
No momento, as salas mais completas de cinema reproduzem imagens em 2048x1080 pixels a 24 quadros por segundo, o que é bastante próximo da resolução de 1920x1080 a 24 quadros por segundo adotada nos players de Blu-ray. A atualização de hardware permitirá ainda imagens em melhor resolução nos cinemas, exibidas com muito mais qualidade.
No último diário de produção do filme O Hobbit, publicado por Peter Jackson no Facebook, o diretor revelou alguns detalhes da tecnologia de filmagem 3D usada no longa. O destaque da produção fica por conta das câmeras RED Epic-M, capazes de filmar em resolução 5 K (cinco vezes mais do que uma tela Full HD) em 48 quadros por segundo (o dobro de uma produção convencional).
Entre os segredos de bastidores mostrados por Jackson está o fato de que as câmeras têm que ser acopladas em um suporte especial para captar filmagens em 3D. Devido à grande dimensão das lentes utilizadas, a filmagem ocorre através de um sistema de espelhos que permite sobrepor as imagens captadas e, dessa forma, possibilitar o efeito de paralaxe que traz profundidade às cenas.
Outra curiosidade é o método utilizado pelos artistas conceituais John Howe e Alan Lee para criar modelos tridimensionais dos rascunhos usados pela produção. Enquanto um dos artistas desenha a imagem destinada ao olho esquerdo em azul, o outro produza aquela vista pelo olho direito em vermelho. Ao fim do processo, óculos 3D antigos (daqueles que possuíam uma lente azul e outra vermelha) são usados pra transportar as figuras para fora das páginas.
Para checar o vídeo, visite a página a seguir:
TecMundo

Fonte: Site TecMundo


Por: Sir Brian Dias

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