terça-feira, 17 de janeiro de 2012

OS PIORES VILÕES DO MUNDO NERD


Essa é uma saga de postagens sobre "os mais" presentes no mundo nerd, nos filmes, quadrinhos, seriados, livros, etc. Na postagem a seguir, falaremos sobre os vilões, pessoas que não se encaixam na sociedade e que sempre acabam se tornando uma pedra no sapato dos nossos heróis. Boa leitura!



DARTH VADER


O primeiro da lista, com toda certeza. Anteriormente chamado de Anakin Skywalker, foi criado no árido planeta Tatooine, onde ele e sua mãe eram escravos de um vendedor de quinquilharias. Quando Qui-Gon-Jinn e Obi-Wan chegam ao planeta e descobrem que ele possui midi-chlorians, resolvem levá-lo para ser treinado e avaliado pelo Conselho da Ordem Jedi. Após a morte de Qui-Gon-Jinn, Obi-Wan fica encarregado do treinamento do jovem Anakin, que se mostra um tanto quanto rebelde aos conselhos do mestre, o que o preocupa. Secretamente, Anakin passa a se encontrar com Padmé, seu amor desde a infância e integrante do Senado da República Galáctica e mais tarde se casa com ela em segredo no planeta Naboo. Após algum tempo, Padmé revela estar grávida e Anakin começa a ter sonhos em que ela morria durante o parto. Então, o chanceler Palpatine que já vigiava o rapaz, o engana dizendo que o único jeito de salvar sua esposa é fazendo uso do lado sombrio da força revelando que o chanceler é na verdade Darth Sidious, um sith. Em Coruscant, o mestre Windu tenta matar o chanceler, mas é assassinado por Anakin, sendo este um dos primeiros atos que marcaram sua passagem para o lado sombrio da força. Palpatine o nomeia seu aprendiz, chamando-o de Darth Vader, e o convence a fazer as coisas mais perversas da galáxia, entre elas, chacinar a academia jedi, eliminando até mesmo os menores padawans. Obi-Wan, na tentativa de impedir seu antigo aprendiz o segue até Mustafar, onde ocorre uma das lutas mais esperadas desde o lançamento do segundo longa da saga. Entre pedras e lava, Obi-Wan decepa as duas pernas e o braço humano de Anakin (um deles já era robótico) e o deixa para morrer. Palpatine aparece logo depois e resgata seu aprendiz, quase morto e o leva para sua nave. A partir daí, Anakin já está completamente transformado em Darth Vader, e ganha membros robóticos, aparelhos que o ajudam a sobreviver, suas vestes e sua tão conhecida máscara, com a respiração característica. Padmé, sua mulher, dá a luz aos gêmeos Luke e Leia e morre no parto. Obi-Wan leva os bebês em segredo e entrega Luke para seus tios em Tatooine e Leia ao senador Organa, para que ambos sejam criados longe do pai. Darth Vader mostra-se extremamente cruel ao longo da saga, ainda servindo à Darth Sidious. Durante a operação na estrela da morte em “O Retorno de Jedi”, Luke consegue convencer o pai a voltar para o lado bom da força, e Darth Sidious o ataca com raios, deixando-o debilitado. O arrependido Vader, em um último esforço, consegue arremessar seu mestre para o núcleo da nave, e depois de certo tempo, morre nos braços de Luke, que leva seu corpo para Endor e o queima em um funeral Jedi. Podemos observar que em seus últimos momentos de vida, Darth Vader voltou a ser bom, e seu espírito aparece junto aos mestres Yoda e Obi-Wan durante a festa em Endor. 

O mais interessante em Darth Vader é que, mesmo sendo um dos piores vilões dos cinemas, no fim da vida ele se regenera e retorna à bondade. O vilão foi interpretado por diversos atores ao longo da saga. Entre eles estão: David Prowse (Uma Nova Esperança, O Império Contra-Ataca e o Retorno de Jedi), Sebastian Shaw (O Retorno de Jedi), James Earl Jones (voz), Jake Lloyd (A Ameaça Fantasma), Hayden Christensen (O Ataque dos Clones, A Vingança dos Sith), Bob Anderson (dublê durante as cenas de luta utilizando o sabre de luz, nos episódios V e VI).



SAURON

Sauron é um dos maiar (a mesma raça de Gandalf e Saruman),que foi  seduzido por Melkor, tornando-se seu principal aprendiz. Quando Melkor foi derrotado, Sauron se isolou com medo do que poderia lhe acontecer e das penalidades que sofreria nas mãos dos Valar e começou a conspirar contra os povos da Terra Média, como seu antigo mestre fizera. Utilizando-se da mentira, simulou uma amizade com os elfos, incitando-lhes a realizar a forjadura dos anéis de poder, o que foi aceito por Celebrimbor. Secretamente, Sauron forjou na Montanha da Perdição o Um Anel, que teria o poder de controlar todos os outros e aqueles que os usasse, consolidando assim seu domínio sobre as raças da Terra Média. Sauron conseguiu levar para a escuridão nove homens, que se tornaram os nazgûl, e os povos se rebelaram contra ele. Na batalha de Mordor, em que os povos se uniram na Última Aliança, Sauron se apresentou pessoalmente na batalha, onde aconteceu a famosa história de Isildur, que cortou os dedos do vilão, separando-o do Um Anel e tomando posse deste. A partir deste dia, Sauron se escondeu, e Isildur se recusou a destruir o anel, tomando-o para si. Em uma emboscada de orcs, o Um Anel traiu o rei, deixando-o visível. Os orcs mataram Isildur e o anel se perdeu no rio, sendo achado por Deagol e Smeagol, algum tempo depois. Após acontecer toda a história retratada em "O Hobbit", Sauron começou a se erguer nas terras de Mordor. Sem forma física e fraco, o único indício de Sauron era o olho de fogo sobre a torre, que vigiava constantemente os trabalhos dos orcs. No final da trilogia “O Senhor dos Anéis”, Frodo consegue atingir a Montanha da Perdição, onde luta com Gollum, que cai no fogo levando consigo o Um Anel. O olho de Sauron explode sobre a Barad-dûr, despedaçando-a e Sauron é finalmente derrotado, trazendo paz à Terra Média.    



MAGNETO

Chamado antigamente de Erik Lehnsherr, Magneto é um mutante, assim como seus inimigos, os X-MEN. Guarda uma mágoa sem fim dos humanos, acreditando que eles não compreendem as diferenças e são intolerantes. Essa mágoa começou quando os nazistas começaram a perseguição de judeus, enviando-os para campos de extermínio, onde Erik teve sua família assassinada em Auschwitz. A partir daí, Erik começou a maquinar uma revolução de sua espécie, e mais tarde conhece o também revolucionário Charles Xavier. Ambos iniciam uma união entre os mutantes, mas suas idéias divergem no objetivo da revolução. Magneto acreditava que os humanos eram inferiores e devem ser subjugados, enquanto que Charles acreditava em uma aliança com os mesmos, pregando o pacifismo e a tolerância. Desde então, Magneto tornou-se inimigo dos X-MEN, recrutando seus próprios seguidores. O poder do vilão é controlar qualquer tipo de metal, e manipular campos magnéticos, o que dá a ele a capacidade de flutuar. No cinema, foi interpretado por Ian McKellen nos três primeiros filmes e em "X-MEN - Primeira Classe" foi interpretado pelo alemão Michael Fassbender. 



CAVEIRA VERMELHA

Originalmente Johann Schimidt, o Caveira Vermelha é um nazista, sendo um vilão dentro e  fora dos quadrinhos. Treinado por Hitler, é um oficial nazista que usa uma máscara em forma de crânio vermelho e sua crueldade não conhece limites. Durante a Segunda Guerra, tornou-se o principal inimigo do Capitão América e devido a um acidente, acaba ganhando habilidades sobre-humanas. Ao contrário da maioria dos vilões da Marvel, que em ocasiões especiais se unem por algum propósito, o Caveira Vermelha é odiado por todos os outros (principalmente por Magneto) e somente quando há necessidade extrema, ele se associa a outros em segredo. Nos tempos contemporâneos, o Caveira Vermelha adota o Anarquismo como  filosofia, acreditando que o nazismo está ultrapassado e inatingível. No filme do Capitão América, o Caveira Vermelha é interpretado por Hugo Weaving. 









AGENTE SMITH

O vilão virtual da nossa lista. Os agentes são programas de computador que monitoram a Matrix, em busca de humanos libertos ou programas que possam causar rebeliões em massa, colocando em risco a simulação de vida imposta aos humanos plugados. Segundo Morpheus, um agente é invencível, porém, são limitados em suas ações, podendo torná-las mais fortes, mas não criar novas, uma vez que seguem um padrão estabelecido pela Matrix. Nesse caso, a força e a agilidade de um agente  são bem mais  elevadas, eles podem se desviar de balas, mas não podem voar, por exemplo. Um agente pode utilizar mentes humanas dentro da Matrix, e qualquer humano plugado a ela pode se transformar em um agente, de maneira que os agentes patrulham em todo lugar e a Matrix não é segura. O agente Smith mostrou interesse em se libertar das regras e da própria Matrix desde o primeiro filme, quando ordena que os outros agentes o deixe a sós com Morpheus. Os agentes tinham a intenção de obter os códigos para o computador central da cidade humana Zion, mas o real objetivo de Smith era obter uma maneira de sair. Ele diz estar cansado das limitações, da Matrix e dos humanos. No final do primeiro filme, Neo entra em contato com Smith e o despedaça. Em Matrix Reloaded, descobrimos que tal contato ensejou a libertação do agente, que estaria livre para se copiar dentro da Matrix, para superar os limites impostos aos agentes, e para trafegar pelo mundo real, controlando mentes de humanos libertos. Ele torna-se um programa individual, desligado do sistema e sem nenhum propósito, literalmente um vírus. Não vamos falar nada aqui sobre o fim do agente, mas falaremos que seu confronto com Neo em Matrix Revolutions ficará na memória de todos os nerds. Foi interpretado por Hugo Weaving na trilogia.        



JOFFREY BARATHEON

Certa vez, meu amigo Tonho disse sabiamente que em "Game of Thrones" não existem vilões, somente sujeitos “fdp's". Se isso realmente for verdade, Joffrey Baratheon com doze anos já é o pior deles, e não porque sua mãe, Cersei, trai o rei Robert com o próprio irmão e Joffrey é um dos filhos dessa relação incestuosa secreta, mas porque o moleque é um pé no saco. Mimado e covarde, o príncipe de Westeros é de causar raiva no telespectador, por  vários eventos durante a série que mostram seu caráter. Mas a raiva atinge o ápice, quando após a morte do rei Robert, Joffrey manda executar Eddard Stark, um dos personagens mais queridos da série. Ainda não satisfeito, leva a filha do falecido para contemplar a cabeça do pai espetada na torre. Nada será falado aqui sobre o destino d Joffrey, uma vez que isso poderia estragar o desfecho da saga para quem está lendo ou ainda não leu os livros. Na série da HBO, é interpretado por Jack Gleeson.

Ainda não terminou. Aguardem "OS PIORES VILÕES DO MUNDO NERD II"

Ainda sobre vilões, falaremos sobre os principais inimigos do Batman e suas transformações ao longo dos tempos. 


Por Sir. Vinícius



Nenhum comentário:

Postar um comentário