segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

VILÕES DO BATMAN - CORINGA

Essa é uma linha de postagens, sobre os vilões do Batman. Os melhores vilões dos cinemas / quadrinhos são os que enfrentam o homem-morcego, sendo em sua maioria, psicóticos e lunáticos.

Nesta postagem, falaremos sobre o mais famoso deles, o Coringa.





O Coringa teve muitas faces ao longo da sua trajetória de afrontas ao homem-morcego. Seu passado é desconhecido, embora em "A Piada Mortal" (história em quadrinhos de 1988, que eu tenho em casa!! *--*) há menção ao seu passado, por flashback, mostrando-o como um jovem sem nome, que tentava arranjar um emprego de contador de piadas para sustentar sua esposa grávida. Ele volta pra casa, dizendo ter sido um fracasso sua apresentação e que não conseguiria a vaga. Em um bar, ele conhece alguns homens que lhe oferecem dinheiro em troca de ajuda para entrar em uma fábrica de baralhos. O rapaz aceita, mas em breve chega a notícia de que sua esposa sofreu um acidente e faleceu. Na noite marcada para a invasão, os homens oferecem ao rapaz um capacete vermelho, que ele deveria usar durante a operação. Antes que atinjam o destino, os guardas da fábrica soam o alarme da invasão e o Batman aparece. O rapaz sai correndo, com medo e gritando não ser parte daquilo e por fim, acaba caindo em um lago de dejetos da fábrica. Quando consegue sair, ele nota que sua pele está coçando e ao tirar o capacete, nota que esta ficou branca como giz, seus lábios vermelhos como se estivessem pintados e seus cabelos se tornaram verdes. Ele começa a rir, e a partir daí, o leitor tem a ideia de que ele se tornou o Coringa.

Mais tarde, nessa mesma história, o Coringa diz que não se lembra bem do seu passado, que às vezes lembra de uma coisa, outra vez de outra, e que se for pra ter um passado, ele prefere que seja de múltipla escolha.

Dono de uma insanidade alegre e mortal, o Coringa utiliza armas com temática de humor, como luvas de choque que podem matar, flores que espirram ácido e tortas de cianureto, tornando-o um pregador de peças letais. O Coringa também possui "o gás do riso", que leva à vítima a rir tão histericamente, que acaba por ter uma convulsão, a pele se esbranquiça e a boca se deforma em um sorriso, tornando-se um cadáver com cara feliz.
O Coringa é um mestre dos artifícios e do oportunismo, não sendo um hábil combatente no quesito força. Demonstra ter uma inteligência acima do normal, e seus planos para atingir determinado objetivo são geniais. Abaixo, elencamos as representações do Coringa mais famosas:


BATMAN 

O Coringa interpretado por Jack Nicholson é um gângster, Jack Napier, que após ser traído por seu chefe ,Grissom, se envolve em uma perseguição com Batman e acaba caindo em um tonel de química, ficando com o rosto desfigurado em um sorriso, os cabelos verdes e a pele branca. Após matar seu chefe traidor, o palhaço assume o comando da máfia de Gotham. Eu particularmente não gosto muito deste Coringa. Nicholson não tem nem de longe a cara do personagem, sua cabeça é redonda, enquanto que o Coringa tem o queixo pontudo. E sinceramente, o sorriso colocado no rosto dele por maquiagem ficou ridículo. O palhaço assassino adota uma postura de líder do crime organizado, dando a idéia de que é movido por dinheiro e poder, enquanto que a real essência do personagem é filosófica e sua missão é aterrorizar para provar suas teorias.
















BATMAN - THE DARK KNIGHT

Se Heath Ledger será lembrado futuramente como ator, será por esta atuação. O Coringa do filme lançado em 2008 é mostrado como um maníaco insano e sem origens, que toca o terror em Gotham a ponto de provocar uma evacuação em massa. O filme não mostra indícios de armamento personalizado, e o sorriso do Coringa é fruto de cicatrizes que rasgam sua boca em um sorriso. O rosto de palhaço é proveniente de pinturas, e o cabelo verde é úmido e sujo, assim como os dentes amarelados. É o Coringa mais sombrio de todos, e mostra-se um maníaco filosófico, oferecendo-se aos líderes do crime organizado para matar o Batman, dizendo querer metade do dinheiro dos bandidos. Logo de início, pensei que este Coringa seria mais um mercenário, mas em determinada cena do filme, o personagem é mostrado ateando fogo a uma montanha de dinheiro, dizendo que os bandidos de Gotham só pensam em lucrar, e que  a cidade precisa de criminosos com outra motivação. Cena marcante do filme, é quando uma juíza está pronunciando os mafiosos no tribunal, e enquanto folheia o processo, encontra uma carta de Coringa. Ela ignora, e mais tarde acaba morrendo em um atentado, e a explosão arremessa ao ar centenas de cartas de coringa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário