quarta-feira, 4 de julho de 2012

Internet 4G - O que é, e como funciona?





Atualmente têm-se falado sobre mais este avanço na tecnologia da conectividade.
Inclusive a Anatel já promoveu um leilão de lincenças para as operadoras terem o direito de oferecer este serviço aos seus clientes.
Um fator determinante para a "aceleração" deste processo, como diversos outros avanços e melhorias no país (pelo menos nas cidades sede e sub-sede), se deve sem dúvida, à copa de 2014.







Mas afinal, qual a definição da Internet 4G (4ª Geração)?
"A 4G estará baseada totalmente em IP sendo um sistema de sistemas e uma rede de redes, alcançando a convergência entre as redes de cabo e sem fio assim como computadores, dispositivos eletrônicos e tecnologias da informação para prover velocidades de acesso entre 100 Mbps em movimento e 5 Gbps em repouso, mantendo uma qualidade de serviço (QoS) de ponta a ponta (ponto-a-ponto) de alta segurança para permitir oferecer serviços de qualquer tipo, a qualquer momento e em qualquer lugar." (Fonte: Wikipédia)


Mas será que vou ter com a 4G problemas similares aos que tenho com a 3G?
Na opnião deste que vos escreve, é bem provável que sim. Ou seja, no início, aqueles que quiserem ter acesso ao serviço pagarão um preço elevado por ele e certamente a disponibilidade do serviço terá suas restrições de cobertura, principalmente nos municípios onde nem o 3G foi disponibilizado ainda.


Mas então qual a vantagem de ter um serviço nestas condições?
Como muitas outras tecnologias, tem de haver um momento de "start", onde algumas pessoas ou empresas pagam o preço desta evolução, para que a mesma possa se expandir a ponto de ser disponibilizada para um número maior de usuários.
Outra vantagem clara é a ajuda na questão do descongestionamento de fluxo de rede/dados. Pois podemos considerar que a 4G vem como uma faixa de tráfego adicional (como numa auto-estrada) na qual você poderá trafegar numa velocidade maior e com mais qualidade e fidelidade de conexão.
Ou seja, num momento de pico, com uma faixa adicional fica bem mais fácil "transitar".


Meu aparelho terá acesso a este serviço automaticamente?
Infelizmente não, o aparelho terá de ser comprado com esta tecnologia prevista, mas isso não quer dizer que você não terá mais acesso ao 3G. Pelo contrário, quem sabe até tenha uma melhora neste serviço devido a divisão de fluxo em mais uma linha.


Veja abaixo um quadro com o comparativo estimando o tempo de download em cada tipo de rede:






O Blog da Lú, fez uma postagem com alguns pontos interessantes sobre este tema, sugerimos uma visita para complementar as informações e agregar conhecimento. (clique no link no nome do blog)




Por: Sir. Brian Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário