Olá Nerdinhos e Nerdinhas leitores deste blog.
Mais uma vez eu o tiozão Paulão,
irei trazer do fundo do baú mais um incrível game para PC inicialmente lançado
na metade dos anos 80 para o Apple II, e logo mais para os demais computadores.
De qual game “Jurássico” estamos falando?
Uma dica; neste game você vira um detetive e roda pelo mundo
seguindo pistas atrás de uma ladra, talvez a maior de todos os tempos. E ai alguém
arrisca um palpite?
Aí vai a
resposta!
Where in
the World is Carmen Sandiego?
O game “Where in the World is Carmen Sandiego?” foi
produzido pela Brøderbund Software, lançado inicialmente em versão para Apple
II, no meio da década de 1980. Posteriormente
foram lançadas versões
para IBM PC XT. Além
dele, foram lançados Where in the US is Carmen Sandiego?, Carmen Sandiego
Junior Detective, Where in Time is Carmen Sandiego?, Where in the World is
Carmen Sandiego? Deluxe, entre vários outros títulos.
No enredo o jogador é um detetive que junta pistas ao redor
do mundo para solucionar um caso. É um jogo bem educativo porque, durante essa
procura, aprendem-se aspectos de geografia e as características de vários
países, eu passava horas jogando em casa esse game sempre com um novo roubo
para achar o culpado e trancafiá-lo na cadeia.
O conceito de Carmen Isabela Sandiego surgiu pela primeira
vez em 1983, virando personagem do jogo “Where in the world is Carmen Sandiego?”
de 1985. A personagem foi criada pelos ex-funcionários da Disney, Gene Portwood
e Lauren Elliott, que quiseram criar um jogo educativo e divertido para as
crianças aprenderem geografia. Por isso, elaboraram uma personagem com nome
"diferente", mas fácil de pronunciar pelas crianças, e o primeiro
jogo com seu nome foi lançado dois anos depois.
Mas quem é essa ladra incrível que sempre desafia os
melhores detetives do mundo com planos mirabolantes de roubos e que na grande
maioria das vezes sempre escapa sem um arranhão das garras da lei?
Vamos saber agora... Carmen ficou órfã cedo, e ainda nova foi adotada pelo Chefe da Agência de Detetives ACME. Na ACME ela cresceu e se transformou na melhor detetive que já passara por lá. Com o passar do tempo, os casos foram ficando muito cansativos e simples para Carmen, que saiu da agência e fundou a VILE, reunindo vilões. Juntos, e a mando dela, eles saíram viajando pelo mundo, pelo espaço e pelo tempo, roubando as coisas mais impossíveis - tudo isso porque Carmen Sandiego era obstinada, e roubava pelo prazer de vencer todos os desafios.
Nos anos noventa com a popularização da Internet foi disponibilizado em vários sites de jogos um documento de texto que o jogador podia imprimir e usar como base de conhecimento para auxilio na solução dos casos no jogo. Eu particularmente nunca usei, pois isso tirava a diversão de você queimar a cabeça usando o raciocínio juntamente com as dicas dadas pela agência para descobrir para qual país nossos “queridos ladrões” teriam fugido.
Lembro até hoje de o doce carregar do MS Dos 6.22 e das
linhas de comando para abrir o jogo que ficava guardado em um disquete é isso
mesmo um disquete com mais duas cópias de back-up lacrado e bem protegido no
meu armário para não perder o meu game salvo com o meu cargo de
Superintendente. Pra quem não lembra ai vai os comandos hehehe.
C:\> A:
A:\>cd carmem sd
A:\Carmem sd>Carmem .exe
Após isso era pura diversão.
Alem de games foi também lançado uma desenho animado sobre a
personagem, que passava inicialmente na Globo, e depois foi comprado pelo SBT e
passou ser exibido no Sábado Animado. Hoje em dia o desenho está fora do ar,
mas foi um grande sucesso durante a minha infância.
Como era o enredo do desenho? Inicialmente era estrelado por
Ivy e Zack, dois jovens detetives que ficavam viajando pelo espaço e tempo em
busca de Carmen.
O desenho animado misturava algumas cenas reais, e seguia a
idéia do jogo, mas com tramas bem interessantes. Como no jogo original, Carmen
roubava algo precioso logo no início do episódio - na agência ACME, o Chefe,
que nada mais era que uma cabeça flutuando em um fundo roxo na tela de um computador,
avisava seus dois agentes, Zack e Ivy, sobre o crime. Os dois irmãos seguiam
atrás das pistas enigmáticas deixadas pela Carmen, que davam dicas sobre qual
país seria a próxima "vítima" dela. Quando os personagens mudavam de
cenário, o Chefe aparecia, e dava a eles, e aos telespectadores, uma rápida
lição de História ou Geografia. Enquanto isso, em live-action, um jogador, que
aparecia aos finais dos episódios do desenho, de costas para a câmera e diante
de um computador, assistia tudo, e trocava mensagens com a Carmen Sandiego.
Quem quiser saber mais no Youtube tem alguns episódios e abertura deste desenho que vale a pena assistir.
Espero
que tenham gostado de mais esse incrível jogo que estava jogado e esquecido no
fundo do baú, mas que até hoje habita a mente e o coração de quem teve o prazer
de jogá-lo hehehe.
Por: Sir. Paulo A. Ferrari
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