quarta-feira, 6 de abril de 2016

Realidade Virtual agora disponível na sua casa?!?!





Saudações recrutas!
Hoje venho para vos falar um pouco sobre realidade virtual aplicada para o entretenimento, mais precisamente em jogos.
Nós temos visto ao longo dos últimos anos alguns projetos e empreendimentos visando tornar cada vez mais palpável e talvez até mais acessível a interação com a realidade virtual. E no atual momento o recurso mais representativo desta tecnologia são os óculos VR (Virtual Reality ou RV - Realidade Virtual no português), embora fosse previsível e desejável uma interação mais ativa e dinâmica com a liberdade de movimento e uso do corpo, até pouco tempo víamos diversos aparelhos com atuação mais estática usando controles como de consoles para a locomoção com a possibilidade apenas de movimento de visão usando o movimento da cabeça como se estivesse mesmo olhando ao redor.
Eu mesmo tive a oportunidade de experimentar um óculos Rift na BGS 2015 (Brasil Game Show) e as impressões foram ótimas, realmente a sensação de estar imerso naquele ambiente e situação.



Stand NVidia BGS 2015 - GeForce VR Experience



No teste que fiz, tratava-se de um simulador de vôo com nave estelar então o interior da nave (cockpit) era muito iluminado cheio de botões, a cúpula de vidro parecia ser de verdade e no ambiente externo muita coisa acontecendo, meteoritos passando, naves maiores pairando sobre a minha nave e etc. Resumindo, como muitos já podem ter concluído algum dia, não dá pra dizer o quanto bom ou quanto precisa melhorar algo se você não fizer o seu próprio test drive, isso já aconteceu comigo na primeira vez que ví um filme em 3D usando os óculos adequados para tal e nessa experiência imersiva com o óculos Rift.
Mas porque eu estou falando todas estas coisas, inclusive algumas delas não são novidade para certas pessoas? Bem, o que me motivou a falar sobre isso na verdade foi a vontade de compartilhar algo que eu ví ao abrir o aplicativo da Steam hoje, eles estavam anunciando a SteamVR. Daí antes de abrir a página eu pensei: "bom, isso deve ser algum projeto em desenvolvimento, algo para um futuro próximo". Só que para a minha surpresa quando abri o link me deparei com uma página contendo informações e vídeos sobre um produto consolidado, ou seja, em um conceito totalmente aplicável para o entretenimento residencial sem a necessidade de aquisição de nenhuma plataforma de contenção para a pessoa não esbarrar pelas coisas na casa ou alguma outra engenhoca absurdamente grande. No fim, o que ficou grande no conjunto (até onde deu para perceber) foi o óculo de Realidade Virtual.
Enfim, parece que eles chegaram á uma solução aceitável e adaptável ao ambiente e espaço de uma sala fazendo uso de alguns gadgets que podemos enxergar como evolução daqueles já conhecidos dos consoles que usam o movimento do corpo para interação com os jogos (Nintendo Wii - WiiMote ou Remote, Xbox 360 - Kinect, Play Station 3 - PS Move).
Vejam o vídeo abaixo e vão entender como é o sistema de controle e vão poder entender também um pouco da minha empolgação devido ao nível de imersão que o sistema parece permitir, uma sugestão, se possível use um fone de ouvido porque eleva o nível de compreensão do conceito de imersão:




Se preferir, o link para o vídeo: Vídeo 01



Foi uma ótima sacada fazer a captura das pessoas testando o produto num local que permite reproduzir o que está sendo experimentado (fundo verde) pois isso torna muito mais claro o sentimento de imersão e interação para quem está assistindo de fora.
Depois desse vídeo ficou bem claro que é um conceito consolidado, um produto já finalizado, um kit para a pessoa adquirir, montar/usar em casa; que pode ser e certamente será lapidado e que leva o nome de uma empresa conhecida (e audaciosa diga-se de passagem) que é a HTC.
Ok, muito legal né? Mas como eles vão fazer para evitar que o jogador se empolgue demais e saia esbarrando nas coisas ou até mesmo que caia?
Como vocês devem ter observado, são posicionadas pequenas caixas pretas em certos pontos do ambiente, estas caixas funcionam mais ou menos como os sensores dos consoles que já conhecemos como o Kinect. E estes são responsáveis por determinar o espaço utilizável para esta imersão e ele também trata de alertar quando o usuários está muito próximo dos limites.
Também tive a percepção que há mais de um sensor justamente para abranger latitude e longitude, ou lateralidade e profundidade já que agora estamos falando de jogos com o uso mais efetivo dos recursos 3D de maneira imersiva, ou seja, você vai ficar no meio da p... toda acontecendo! :D
Novamente ressalto que para alguns isso pode não ser uma novidade absurda, mas estou certo que, até pela dificuldade de acesso que temos em muitas regiões do nosso país esse conteúdo pode causar bom impacto para muitos.
Falando em termos de consumo, pelo menos aqui no Brasil pra variar deverá ser bem restrito num primeiro momento, até poque agora na fase de pré-venda o Brasil não está na lista de destinos disponíveis. Fizemos uma simulação de pré-aquisição com destino para a Austrália e o valor é de $ 817,27 pelo kit + $ 110,00 taxa de envio prevista totalizando $ 927,27 (dólares). O que convertendo em reais seria algo em torno de 3 a 4 mil, ou seja, um objeto de desejo que certamente será viável para alguma empresa que use como ferramenta de entretenimento e que cobre do cliente por essa experiência, ou então algum afortunado que mesmo morando no Brasil pense em dóletas, ou que vive uma outra realidade economico-financeira da maioria dos tupiniquins.

Fiquem com mais algumas cenas em vídeo de experiência com o kit:

Vídeo 2

Vídeo 3

Vídeo 4

Vídeo 5

Vídeo 6

Achei bem interessante que um dos jogos seja Hide and Seek with Robots (Pique Esconde com Robôs) porque remete para nós que já temos certa idade àqueles tempos de Hide and Seek no Atari. Era um jogo bem simples mas divertido pra época e que certamente serve como marco de uma era de jogos que evoluiu e muito logo em seguida.
Por outro lado alguns vídeos são breves, mas pelo nível de qualidade dá pra ter uma noção do potencial desse tipo de entretenimento imersivo. Veremos o que o futuro nos reserva.
Para mais informações a respeito sugerimos a visita e leitura do material na página oficial da Steam (Valve): SteamVR



Por: Sir. Brian Dias


Nenhum comentário:

Postar um comentário