sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

OS MAIS SÁBIOS DO MUNDO NERD

Essa é uma saga de postagens sobre "os mais" presentes no mundo nerd, seja nos filmes, quadrinhos, seriados, livros, etc. Nessa postagem, falaremos sobre os sábios, que sempre ajudam o herói a atingir seu objetivo, seja protegendo, auxiliando ou aconselhando. São eles:



OBI-WAN KENOBI (Saga Star Wars)

O mais sábio, com certeza! A bondade em pessoa (e em midclórians), o bom Obi-Wan Kenobi auxiliou Anakin Skywalker em suas primeiras aventuras e iniciação como Cavaleiro Jedi e tentou impedi-lo de ir para o lado negro da força. Somente quando ele viu que Anakin já não mais era o mesmo, e que respondia pelo nome de Darth Vader, lutou cotra ele para salvar Padmé que estava grávida. Após vencer a luta contra o seu aprendiz padawan que quase morreu, Obi-Wan levou os filhos que nasceram de Padmé (Luke e Leia) para escondê-los do pai cruel. Quando Luke já estava na juventude, Obi-Wan o auxiliou e ensinou o caminho que um jedi deve seguir, acompanhando-o nas mais diversas aventuras. Obi-Wan foi morto por Darth Vader em uma operação na Estrela da Morte, porém, no fim da saga ele retorna como um espectro, juntamente com o regenerado Anakin e o mestre Yoda. No cinema, foi vivido nos episódios IV, V e VI por Alec Guiness e por Ewan McGregor nos episódios I, II e III.

CHARLES XAVIER (X-MEN)

A primeira aparição nos quadrinhos do professor X se deu em X-Men nº 1, em 1963. Seu objetivo é a convivência pacífica entre humanos e mutantes, pregando a tolerância entre as espécies. Quando criança, por ser um poderoso psíquico, Xavier ouvia pensamentos de milhões de pessoas, o que levou-o a aprender o domínio sobre seus poderes, para que não ficasse perturbado. Com o passar dos anos, e após muitos eventos que modificaram os pensamentos do sábio professor, Xavier funda os X-Men, inicialmente formado pelos cinco principais: Scott Summers (Cíclope), Bobby Drake (Homem de Gelo e caçula do grupo), Warren Worthington (Anjo), Hank McCoy (Fera), e Jean Grey. A missão dos X-Men era constantemente lutar contra o também mutante Magneto, que alimentava um ódio letal dos humanos. Entre outros inimigos, está também o Fanático, irmão de criação e rival de Charles. No cinema, Charles Xavier perdeu os movimentos das pernas logo após levar um tiro na coluna, que foi desviado por Magneto (X-MEN Primeira Classe), mas nos quadrinhos, o professor perde o movimento das pernas ao enfrentar um vilão alienígena. Em X-MEN O Confronto Final, a Fênix desperta em Jean Grey e acaba matando o Professor X, que foi desintegrado. Porém, logo após alguns créditos do filme, podemos observar que a consciência de Charles volta, habitando a mente do homem em coma que estava na cama, mostrado anteriormente no filme. Seu principal poder é o controle da mente, possuindo também memória eidética (o que o torna extremamente inteligente). Nos filmes da saga X-MEN, é interpretado nos filmes I, II e A Batalha Final por Patrick Stewart. Em X-MEN Primeira Classe, é interpretado por James McAvoy.

GANDALF (O Senhor dos Anéis, O Hobbit, entre outras)

O mais antigo dos sábios, Gandalf é um maiar, seres ajudantes dos Valar, apresentado nas obras de Tolkien como um idoso de barba e cabelo prateados. É chamado de "O Peregrino Cinzento" ou "Mithrandir". Em "O Hobbit", Gandalf foi o responsável por embarcar Bilbo Bolseiro na aventura que o levou a encontrar o anel e também foi o que descobriu que o mesmo era o Um Anel, forjado por Sauron na Montanha da Perdição e que deveria ser destruído. Quem recebeu essa missão foi Frodo, sobrinho de Bilbo, que teve ajuda do mago. Em A Sociedade do Anel, Gandalf enfrenta o Balrog nas minas de Moria e cai no abismo. Retorna em As Duas Torres como Gandalf O Branco, e liberta o rei Theoden de Rohan dos feitiços do inimigo Saruman e, após o povo de Edoras se refugiar no Abismo de Helm, devido ao ataque de Isengard, Gandalf retorna com os rohirrim, e sob a liderança de Éomer, manda os Uruk-hai de volta para sua terra. Já em O Retorno do Rei, Gandalf vai até Minas Tirith, onde tenta convencer Denethor a lutar, o que é recusado. Contra a vontade do regente, Gandalf acende os faróis, pedindo a ajuda de Rohan contra as hordas de Sauron e lidera os soldados da Torre Branca na defesa dos muros de Minas Tirith. Após o término da batalha, coroa Aragorn  rei e parte para as terras de Valinor.

ALFRED PENNYWORTH (Batman)



O velho mordomo de Bruce Wayne e conselheiro do Batman quando está de folga. Simplesmente o anjo da guarda do homem-morcego, há muito mistério na origem do velho mordomo, mas tudo indica (conforme algumas histórias em quadrinhos do Batman) que ele foi um agente da Polícia Metropolitana de Londres, também fala-se uma carreira como ator, e indícios de que o mesmo tenha sido médico da marinha britânica, o que é totalmente possível, uma vez que é ele quem faz os curativos em Bruce, quando os vilões lhe dão trabalho. Alfred também se mostra um excelente solucionador de enigmas, e sempre que Bruce está sentado diante de seus arquivos tentando encontrar uma solução para um caso, o velho mordomo se aproxima com sua bandeja de café e dá a Bruce uma informação chave que se mostra crucial na solução do problema. Nos cinemas, foi interpretado por Michael Gough em Batman, Batman Returns, Batman Forever e Batman e Robin. Nos dois últimos filmes do homem-morcego, foi interpretado por Michael Caine, que interpretará o mordomo em The Dark Knight Rises.

MESTRE YODA (Saga Star Wars)

Velho e sábio, de "pequeno" o mestre verde só tem o tamanho: é um dos mais fortes mestres jedi das galáxias. Pouco se sabe sobre sua raça, mas são famosos por sua longevidade, já que o mestre viveu até os 900 anos. Todos os jedis da ordem já tiveram treinamento com o pequeno sábio, exceto Anakin e deu no que deu. Quando Luke, seguindo o conselho de Obi-Wan, vai até o planeta Dagobah para ser treinado por Yoda, ele não acredita que o velho baixinho verde era o sábio poderoso que seu antigo mestre mencionara. A princípio, Yoda se opõe a ensinar Luke, dizendo ser ele muito velho e que sua personalidade poderia ser parecida com a de Anakin, mas por fim acaba concordando que o rapaz é o único que pode transmitir os conhecimentos jedi, já que não havia mais nenhum vivo. Após uma série de acontecimentos, o pequeno mestre jedi adoece, e diz a Luke que seu teste final seria enfrentar Darth Vader. Após alguns conselhos, Yoda morre, tornando-se parte da força.

TIO BEN (Homem Aranha)

Pouco há de se falar do tio de Peter Parker, que o criou como filho. Foi ele quem disse a famosa frase: "Grandes poderes trazem grandes responsabilidades". Nas histórias em quadrinhos, um bandido foge após cometer um crime em um estúdio de TV e Peter não o impede na fuga (no filme, essa cena ocorre em um ginásio de luta). Mais tarde, tio Ben é baleado, e Peter persegue o criminoso, que acaba caindo de um prédio. Ao olhar para o bandido, o reconhece e se lembra de que deixou de frustrá-lo na fuga do assalto. O Homem Aranha então acaba vivendo com essa culpa em todo o curso de suas aventuras. No cinema, Tio Ben é interpretado por Cliff Robertson, falecido em setembro do ano passado.

MORPHEUS (Matrix, Matrix Reloaded, Matrix Revolutions)





Tido como louco em Zion, Morpheus foi o responsável por trazer Neo para o mundo real, desplugando-o da Matrix. Morpheus é visto como um homem que acredita na vinda do escolhido, que porá um fim à guerra entre humanos e máquinas e por isso é visto com desprezo por alguns membros da força militar de Zion, principalmente pelo comandante Jason Locke. Capitão da nave Nabucodonozor, ele ajuda Neo a compreender seu caminho dentro e fora da Martrix, e lhe apresenta um mundo onde a superação de suas limitações só depende dele mesmo. No cinema, é interpretado por Laurence Fshburne.

JON ARRYN (As Crônicas de Gelo e Fogo)

Antes do início do livro "Guerra dos Tronos" da saga "As Crônicas de Gelo e Fogo" e da série da HBO, o velho Jon Arryn estava morto. Ele foi escalado como um dos sábios do mundo nerd por alguns motivos: ele foi o guardião e protetor e conselheiro de Eddard Stark e Robert Baratheon. Lorde do Vale de Arryn e do Ninho da Águia, o velho foi crucial na tomada do trono de Westeros da mão do Rei Louco, que queria a cabeça de Ned e Robert. Após a Guerra do Usurpador, Robert assumiu o trono de ferro como rei e Jon Arryn foi nomeado Mão do Rei, o segundo cargo mais poderoso do reino. Acredita-se, no início, que Jon Arryn falecera de alguma doença, mas no decorrer da história fica esclarecido que o velho foi assassinado por envenenamento, possivelmente por descobrir que os príncipes não eram filhos do rei Robert, e sim, da relação incestuosa entre a rainha e seu irmão gêmeo. Não há foto ou gravuras de Jon Arryn, e na série de TV ele aparece morto em uma cena ou duas, onde foi interpretado por John Standing.

Enfim, esses são os mais sábios do mundo nerd, cuidadosamente selecionados pela equipe do QUARTEL NERD. Em breve, mais postagens da saga "Os mais do mundo nerd".

Por Sir. Vinícius. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário