terça-feira, 29 de dezembro de 2015

CCXP 2015 - Capitão América: Guerra Civil






Olá novamente recrutas!

Por questão de timing (ou falta dele), essa postagem deverá ser a penúltima da série de postagens com conteúdo trazido dos painéis do dia 05 de dezembro (sábado) da Comic Con Experience. Digo isso porque para o público nerd (geralmente) um tema de peso seria falar sobre nada mais, nada menos do que Star Wars: O Despertar da Força. Mas, porém, todavia, entretanto... devido ao filme já ter saído há alguns dias no cinema, creio que já é um assunto que foi (e ainda está sendo) muito explorado, diria até surrado de tanto que se falou dele, e como a intenção é trazer novidades ou curiosidades e o quesito novidades não conta mais, uma vez que o filme já saiu. Então devo compartilhar algumas curiosidades posteriormente provavelmente junto com alguma coisa que ví no painel da Evangeline Lilly que diga-se de passagem é uma doce simpatia.
Mas retornando ao tema central desta postagem, primeiramente devo cumprir meu dever de dizer que este conteúdo certamente terá informações "spoilárdicas" (de spoilers). No painel de Guerra Civil contamos com a presença de Anthony Russo, que junto com seu irmão forma a dupla de diretores de cinema conhecida como "Irmãos Russo", os quais são apontados como responsáveis não só por Guerra Civil (Civil War), mas também por Vingadores: Guerra Infinita (Avangers: Infinity War) partes 1 e 2 como pode ser visto na página da Wikipédia.
Vista dos telões anunciando o painel


É claro que a vontade da galera sempre é receber algum ator do filme em questão nos painéis, assim como aquelas bancadas que vemos nos eventos lá fora, com calma chega-se lá. Se analisarmos que o nosso evento ainda está na segunda edição e como mencionei anteriormente teve um crescimento visível e também um aumento na credibilidade pelo número de pessoas importantes e empresas do meio que se prontificaram a participar, inclusive um dos integrantes do Omelete postou algo mais ou menos assim nas redes sociais: "Agora são eles que nos procuram para participar da CCXP..."; então a presença do DIRETOR do filme é algo a considerar.



Anthony Russo (Diretor)


Anthony veio sozinho pois seu irmão não estava bem de saúde. Este painel começou com a exibição do teaser trailer que foi o primeiro a ser liberado alguns dias antes. Certamente vocês já viram, mas quem quiser conferir novamente segue abaixo:



Teaser Trailer - Capitão América: Guerra Civil (Legendado)


Anthony parecia meio regrado, sem querer dar nenhum furo sobre o filme, mas não tinha jeito, ele estava na presença de fãs e manjadores do assunto e não sairia dali sem ser espremido ao menos um pouco.

Então ele falou sobre um pouco sobre as filmagens, sobre a importância de cenas de luta corpo-a-corpo que enriquecem e enchem aos olhos como podemos ver em vários momentos do trailer e principalmente no pega entre o Homem de Ferro x Capitão América e Soldado Invernal. Por outro lado há toda a dificuldade e demora para produzir cenas como esta, sendo que em algumas é necessário investir meses treinar coreografias e captar as cenas dos mais diversos ângulos. Ele falou também sobre o contexto que procuraram empregar ao filme, embora se trate de um filme do Capitão América, certamente outras personagens terão grande peso no desenvolvimento da história e inevitavelmente o Homem de Ferro será um deles. Todavia eles procuraram equilibrar as coisas de forma a ficar à critério dos espectadores decidir que lado está certo ou errado.  E como diretores procuraram ser imparciais quanto a esse tema.
Um colega do canal OverHaw Oficial no YouTube fez um vídeo comentando o trailer recentemente e num determinado momento ele falou sobre o sentimento do Capitão em relação ao velho amigo Bucky, afinal após ter ficado 70 anos à frente do seu tempo, perder entes queridos e ter que se readaptar, o fato de encontrar alguém da sua época (mesmo que meio transtornado) soa muito nostálgico. E tem também a questão da culpa que ele certamente deve carregar pelo fato de não ter conseguido evitar que seu amigo caísse nas mãos da Hydra.
Por diversos detalhes observados pelo próprio pessoal do Omelete, as cenas no trailer não estão de forma linear e isso passa uma mensagem que não é necessariamente a forma como os fatos acontecerão no filme. Dentre a enxurrada de cenas, temos alguns destaques como a explosão que ocorre dentro de um local que assemelha-se bastante com um órgão governamental, tipo uma ONU. Diferente do visto nos quadrinhos onde a explosão ocorre numa escola. A cena do sermão do General Ross, seguida do Capitão e da Viúva Negra e depois uma entrega do Acordo de Sokovia mas a mão que pega certamente é da Feiticeira e não da Viúva, o que nos leva a crer que outros heróis estavam ali tomando o sermão, ou então são momentos diferentes.
A cena em que aparece o Pantera Negra, curta mas imponente, com uma câmera de baixo pra cima, depois tem ele descendo a lenha no Bucky o que nos dá a entender que seu lado será o do Capitão. Embora nos quadrinhos ele não tome parte. O que deixa a dúvida se aquela cena era algum embate pessoal dele com o Bucky e não tomada de partido na "Guerra".



IFID - Seria uma fachada da Hydra?


Noutra cena temos um carro oficial da IFID Security, que seria um instituto para doenças infecciosas. Seria isso uma fachada da Hydra?

Enfim, temos um quebra pau num aeroporto e a cena do Máquina de Combate no colo do Homem de Ferro. Teria a equipe do Capitão chegado à esse ponto? Ou é mais um caso de cena colocada fora de ordem pra dar ar de treta das boas?
Voltando ao painel, para nossa surpresa, Anthony anuncia que trouxe algo que certamente iríamos gostar de ver. Um trailer exclusivo, com cenas não vistas e que seria a segunda exibição oficial mundial.
Bem, infelizmente ainda não temos esse trailer oficialmente disponibilizado, então vocês terão que acreditar no que digo e aguentar a ansiedade.
Para começar, tivemos várias cenas inéditas de fato mas falaremos disso logo em seguida, foi perceptível uma diferença na sequência das cenas apresentadas. Algo que fomentou uma das perguntas feitas ao Anthony no final, já que nessa sequência tivemos a impressão de um clima "mais leve" entre Tony Stark e Steven (Steve) Rogers. Principalmente naquela onde o Tony diz que as vezes sente vontade de socar os dentes perfeitos do Steve, as cenas que antecedem dão a entender um tom mais sarcástico e não tão sério como vimos no teaser. O diretor do filme revelou que essa forma de apresentação é possível porque eles estão na etapa de pós-produção e a edição deve terminar em Janeiro de 2016, e que o formato final ainda não estava fechado. Dando a entender que seriam pontos de vista possíveis. Eu particularmente acredito que eles devem ter achado que pesou demais a primeira impressão passada nessa cena e por isso resolveram readequar, o que não deixa de levar à guerra, certo?
Foi possível reafirmar e confirmar a participação de várias personagens como Falcão, Viúva Negra, o vilão Ossos Cruzados, Capitão, Soldado Invernal, Feiticeira, Visão, Pantera Negra e Homem-Formiga numa cena dizendo não acreditar que estava apertando a mão do Capitão.



Lados tomados, mãos à guerra


Mas e o cabeça de teia?!?! Pois é, nem nesse trailer ele apareceu. E pelo visto a Marvel pretende deixá-lo como uma espécie de cereja do bolo, elemento surpresa, enfim; o que sabemos é que ele será interpretado por Tom Holland que supostamente foi indicado pelo ator que interpreta o Thor. Como podem verificar na foto abaixo ele possivelmente dará um tom mais jovial ao herói.




Tom Holland - Peter Parker


O diretor Anthony comentou sobre a participação do Homem Aranha. Ele disse que a participação dele era essencial da forma que conheciam na história original dos quadrinhos, e que a expectativa era enorme e eles não tinham um plano B para o caso de não conseguirem um acordo. Então eles precisavam da confirmação do estúdio detentor dos direitos de exibição nos cinemas (Sony Pictures). O que para a alegria de todos ocorreu, todavia ele foi enfático em ressaltar que a participação da personagem será de maneira diferente na vista nos quadrinhos e não deu mais detalhes.




Arte conceitual


Seria uma participação tolida dentro dos termos do acordo com a Sony? Vamos torcer para que eles tenham deixado qualquer burocracia ou egocentrismo de lado em prol da alegria dos fãs!

Com estréia prevista para 28 de abril de 2016, embora conste em alguns banners 06 de maio. Este é mais um grande filme para marcar a saga da Marvel nas telonas.



Por: Sir. Brian Dias


Nenhum comentário:

Postar um comentário