sábado, 12 de dezembro de 2015

Comic Con Experience 2015 por Quartel Nerd (Parte 1)


Saudações recrutas!

De forma especial e inesperada tivemos a oportunidade de conferir mais uma edição do maior evento da cultura pop dentro do nosso pais e talvez da América Latina.
Este que vos escreve esteve no dia 05/12 (sábado), ou seja, o dia considerado o olho do furacão por ser aquele no qual os ingressos se esgotam com mais rapidez.
Antes de começar, gostaria de dizer que a descrição dos fatos é baseada na ótica de um aprendiz de nerd, quem embora tenha consciência do tamanho da responsabilidade de escrever para este público cativo e exigente, o faz de maneira leve e descontraída para que a nossa jornada juntos seja a mais agradável possível. Dito isto, seja bem vindo(a) e vamos nessa!

O evento é enorme em tamanho físico e em quantidade de programações e chego a pensar que um dia somente é pouco pra conferir tudo. Na verdade são tantas coisas legais acontecendo que seria necessário olhos por todos os cantos do recinto pra perder o mínimo possível.
Tendo isso em vista "ser seletivo é preciso", e normalmente as atenções ficam voltadas aos painéis que ocorrem dentro dos auditórios. Este ano o painel "principal" chamava-se Cinemark, isso mesmo, tal como as salas de cinema. E não seria de se espantar que seu interior fosse como numa sala de cinema correto?!? Contando com um sistema de som de altíssima qualidade, três telões e um palco abaixo dos telões para receber os convidados mais aguardados do evento.










Mas como diria o velho Jack "vamos por partes". Então voltemos ao início de tudo.

Logo após desembarcar da van nos deparamos com um estacionamento coberto bem grande. Adentrando, já foi possível ver indicações do evento. Primeiro (no meu caso) era necessário trocar o ingresso pela credencial (fazer o credenciamento). Nesse processo perdi alguns minutos até que começasse o atendimento. Aí estava uma novidade (boa) em relação ao ano passado e após ver a qualidade da credencial fiquei animado e pensei "que bacana, uma primeira lembrança pra guardar deste dia!", mas não havia muito tempo para ficar estasiado, afinal uma dura realidade viria em seguida, aquela que persegue qualquer mortal que vá à CCXP sem uma credencial Full Experience, isso mesmo, as filas!














O local onde formamos as primeiras filas era logo após fazer o credenciamento (para quem ainda não tinha). Acredito que muita gente não deu bola mas eu ficava olhando em volta vendo aquela enorme área coberta e toda aquela gente alí aglomerada. Como não pensar o que seria se uma movimentação mais agressiva fosse necessária, ou até mesmo como aquele povo calmo e entediado poderia virar como um mar revolto se uma infestação zumbi começasse naquele instante. :D








Algo que me chamou a atenção negativamente e que foi tema de discussão em grupos nas redes sociais logo em seguida, foi o descaso com os livros doados. Não havia como no ano passado uma coleta adequada dos mesmos, o que levou a serem depositados num lugar no chão, feito pelo próprio doador. Daí eu te pergunto, qual a chance de um cabra que está ansioso por ver a tudo que está rolando lá dentro, pegar e "jogar" esse livro ali de qualquer jeito?!?! Grande né! Por isso logo tínhamos uma pilha de livros que mais parecia uma fogueira, sem exagero. Sem contar que por estarem no chão, mesmo que de cimento, havia umidade devido às chuvas que caíram em dias anteriores. Enfim trágico, nos fazendo pensar que talvez a doação do livro fosse apenas um pretexto para o cumprimento de uma lei que obriga a ter a opção de meia entrada. Se não era isso, me desculpem, mas foi a impressão que foi passada.



Imagem Ilustrativa: A expectativa mínima


Imagem Ilustrativa: Mais ou menos como estava



Então após aguardar na fila, da fila, pra fila, da outra fila, comecei a caminhada no meio da multidão pra chegar até a entrada propriamente dita. Isso aconteceu porque aquele estacionamento onde estávamos não era colado no recinto de evento. O local passa por construções de ampliação (e que ampliação!) então tivemos que andar uns bons metros até começar a ouvir músicas em caixas de som anunciando a aproximação com a entrada.






A dificuldade inicial era conseguir entrar no auditório (e põe dificuldade nisso, quem esteve lá certamente vivenciou esta mesma luta a menos que estivesse muito bem posicionado na fila).
Assim que entrei no recinto comecei a ser tomado por aquela energia embasbacadora de querer sair correndo conferir o que há de melhor nos estandes, só que um fio de consciência me lembrou que se eu pretendia ver algum painel era preciso analisar a situação o quanto antes. Mapa na mão e tipa na xulipa! (nossa essa eu desenterrei e certamente muitos não entenderão... kkkk). Então me dei conta que uma fila indiana se formava de maneira muito rápida e era justamente para o meu destino pretendido. Tomei minha posição e aos poucos fui me dando conta de que estávamos um pouco longe da entrada do auditório e isso já me entristecia pois diminuía a chance de entrar. E como podem ver abaixo quase não tinha gente na frente:






Naquele momento já tínhamos um painel em andamento que era com o Misha Collins, o anjo Castiel da série Super Natural. Só que a galera que estava lá dentro tinha comprado um acesso diferenciado justamente para conferir de perto este visivelmente badalado convidado. Conforme a fila foi andando foi possível ver um telão e nele tínhamos a oportunidade de conferir o que rolava lá dentro do auditório. Ponto positivo para a organização, achei isso sensacional, era como se eles tivessem lido meu pensamento enquanto estava na fila do auditório no ano passado e comecei a ficar entediado; pois havia também um telão ao lado da fila só nele eram exibidos trailers de filmes, os quais começaram a repetir depois de um tempo e a única alternativa era assistir de novo, de novo e de novo até conseguir entrar (Obs.: levou horas pra isso ocorrer). Enfim, lá estava o Misha no telão, com uma bandeira do Brasil por cima dos ombros e recebendo uma porção de paparicos das suas fãs. Poderia ficar naturalmente preocupado com aquele povo que já estava lá dentro e o espaço a menos, não fosse um aviso na programação oficial informando que após aquele primeiro painel o local seria esvaziado para poder receber as programações posteriores. Aí sim, prevaleceria a lei do entre e permaneça o quanto suportar!
O primeiro painel livre (sem acesso diferenciado por compra extra) seria o da Pré-estreia exclusiva da animação da Diney Pixar: O Bom Dinossauro.










Assim que o Misha e seus fãs deixaram o espaço, chegou o Marcelo Forlani (Omelete) falando no microfone e perguntando se todos estavam ansiosos pelos painéis do dia. Aí era nerdaiáda gritando pra todo lado. Junto veio a análise/má notícia fatídica, estava claro que nem todos que estavam ali na fila conseguiriam entrar e o pior era que a perspectiva não era boa para quem ficasse de fora já que a maioria certamente ficaria por mais de um painel lá dentro, ou seja, tempo indeterminado de espera na fila sem garantia de entrar. Por isso ele foi bastante pontual em afirmar isso para as pessoas e sugerir que quem estava mais no final fosse conferir outras programações nos outros dois auditórios ou nos estandes que este ano estavam maiores em tamanho e novidades.
A minha posição na fila não era das melhores, mas só de olhar pra trás e ver que tinha muita gente, me senti impulsionado por algo que certamente impulsionou os demais, o sentimento de que havia uma chance, mesmo que remota, mas havia!
Logo em seguida veio também o Érico Borgo reforçando essa questão de que nem todos entrariam porque o diretor da Pixar havia analisado o espaço onde seria apresentado o filme e decidiu que não daria para rodar nos 3 telões e que por isso, por questão de visibilidade nem todos os lugares poderiam ser ocupados (O_O), e que as pessoas que estavam no fim da fila deveriam sair dali porque além de ser certo que não conseguiriam entrar ainda estavam congestionando corredores. Enfim, outro momento "mother of God!"



Olha o Forlani aqui pertinho!



Eu desejava de verdade estar entre aqueles 70 a 80% da fila que conseguiria entrar. E a cada pouco que a fila andava essa esperança aumentava. Assim cheguei ao último lance e a fila deu uma parada. Teria enchido o espaço? Teria nadado e morrido na praia? Silêncio e tensão... então veio o anúncio: "Estão organizando quem entrou para ver o que sobrou de espaço". Ufa! Ainda há esperança, vamo P@#$!!!



Separado da entrada por apenas alguns nerds



E eis que finalmente entrei... ENTREI, ENTREI!!! Embora eu desejasse muito, nem acreditava que estava lá dentro e iria conferir desde o primeiro painel. Seria uma baita oportunidade de trazer conteúdo para o blog! Assim como foi no ano passado na parceria com o "Armazém de Cultura". O que? Você não viu?!?! Confere lá meu!!! (Quartel Nerd no Armazém de Cultura CCXP 2014)









Para não ficar uma postagem muito extensa e cansativa, vou dividir de forma que nas outras virão o conteúdo que trouxe dos painéis que consegui conferir. São eles:
1. Pré-estreia exclusiva: O Bom Dinossauro
2. Pixar apresenta: O Bom Dinossauro
3. Zootopia: Essa cidade é o Bicho
4. Capitão América: Guerra Civil
5. Star Wars: O Despertar da Força
6. Evangeline Lilly: De Lost a Homem-Formiga





Por: Sir. Brian Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário