segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

CCXP 2015 - Zootopia: Você nunca viu nada mais animal






Saudações recrutas,

E estamos de volta com mais uma postagem originada do material coletado nos painéis do auditório Cinemark na Comic Con Experience 2015.
Zootopia é mais uma das animações dos Estúdios Disney aguardadas para 2016, prevista para ser lançada em 18 de fevereiro de 2015.
O termo utopia significa algo que ainda não foi feito, algo fora da realidade, ou pode representar algo ideal, por exemplo, um mundo ideal. Todavia ao analisar os primeiros detalhes de Zootopia percebe-se que há muito em comum com o nosso mundo nada ideal, cheio de falhas, problemas e vícios.
"No mundo de Zootopia os humanos nunca surgiram, o que faz de Zootopia um mundo moderno e civilizado, que é inteiramente animal!
Há mamíferos do mundo todo em Zootopia, grandes, rápidos, pequenos e lentos. Mas a verdade é que Zootopia não é perfeita, e como no nosso mundo, nem todos se dão bem. Principalmente inimigos naturais".
Assim é a chamada do tease trailer que pode ser conferido abaixo:


Teaser Trailer - Zootopia



Dos criadores de Frozen: Uma Aventura Congelante e Operação Big Hero, esta animação promete ser muito cômica ao estilo vergonha alheia. Nos fazendo dar risadas de coisas que enfrentamos em nossos cotidianos, situações e cenas inusitadas que as vezes podem nos fazer pensar: "minha nossa, é justamente assim! Mas pode isso???". Aliás falando nisso podemos perceber que para interagir com as redes sociais a Disney tem trazido uma linguagem bem "internáutica" nas apresentações do filme, como no uso de uma hashtag (#PodeIsso?) que pode ser vista em diversas imagens:







Inclusive estas duas personagens acima parecem ser as protagonistas de Zootopia. A Judy é uma coelha que entrou para a corporação policial e está sentindo na pele a dificuldade de ser aceita já que todos os demais são grandes e brutos, então ela tem um caso para solucionar e para tal irá conta com a ajuda de alguém muito confiável Nick... será mesmo que se pode confiar numa raposa?!? É o que veremos!
Uma curiosidade que foi citada durante o painel, é que houve um estudo na forma de se movimentar dos animais, depois feito uma adaptação destes movimentos para a locomoção bípede (sobre suas patas) então se observarmos melhor a cena do teaser trailer onde passam os diversos tipos de animais, cada um tem o seu "jeitão" de andar e eles mostraram algumas comparações entre a movimentação de um animal real e o mesmo na animação. São detalhes, que podem passar desapercebidos para os menos atentos, mas que enriquecem ainda mais o produto final.
Como falei anteriormente, além da dificuldade do caso a ser solucionado, eles deverão esbarrar em outros imprevisto do cotidiano assim como acontece conosco no dia-a-dia. Vejam um exemplo bem claro no trailer abaixo e me diga se qualquer semelhança é mera coincidência? (risos):


Trailer Oficial Zootopia



E aí, quem nunca? Hehehe. E é por detalhes como este que digo que esta animação PROMETE!!!
Muito bem, e o que foi destaque no painel durante a CCXP? Bem lembrado! Vamos aos destaques do painel.
Primeiramente os dubladores da Judy e do Nick são respectivamente Mônica Iozzi (ex CQC e Vídeo Show) e Rodrigo Lombardi (ator de Caminho das Índias, Salve Jorge e aficionado confesso por cultura pop, que é a matéria prima da CCXP).


Telões detalhando Mônica e Rodrigo como as personagens



Ambos deveriam assumir o palco do auditório para falar sobre a animação e o processo de dublagem, todavia por problemas pessoais a Mônica não pôde comparecer, então Rodrigo conduziu juntamente com o Érico Borgo.


Érico Borgo e Rodrigo Lombardi (fonte: O Camundongo)



E segundo eles, pela primeira vez veríamos a inserção dos dubladores no trailer de uma animação, ou seja, pela primeira vez seria dado esta ênfase na voz por traz da personagem e ainda contando com uma pequena performance de atuação destes dubladores reproduzindo os acontecimentos dos trailer original. Lembra o teaser que conferiram lá atrás? Revejam ele agora com os atores/dubladores:


Teaser trailer dubladores - Zootopia



Outra ótima surpresa foi o anúncio de que outro dublador estava presente no evento, então antes de chamá-lo ao palco apresentaram outro trecho da animação. Era uma onça-pintada, âncora do Zoo News, um telejornal noticiando um acontecimento de Zootopia, inclusive vale ressaltar que estas notícias servirão de apoio nas investigações da pequena Judy. O nome da onça é Boi Chá, então logo em seguida de uma forma realmente surpreendente (e muito condizente com o nome da personagem já que foi em sua homenagem) eles chamam nada mais nada menos que Ricardo Boechat, que também é jornalista na vida real. Que genial não!?! E tem mais! Esta personagem é exclusiva da versão brasileira, isso mesmo! Uma especie de mimo da equipe criativa para o público brasileiro e também um alerta ao risco de extinção da onça-pintada. Boechat brincou com esta questão, afirmando que ele foi escolhido para dublar esta personagem por também ser um espécime em extinção já que é pai de 06 filhos, então para confirmar sua tese ele perguntou se havia alguém na platéia que também tinha seis filhos e não vendo nenhuma mão levantada viu-se reafirmado.


Telões destacando Boechat e Boi Chá

Ricardo Boechat voz do Boi Chá


Ricardo então puxou um bate papo com o Rodrigo ressaltando como foi a experiência no processo de dublagem. O Ricardo falando sobre a emoção de seu primeiro trabalho dublando e ainda uma animação da Disney, que inclusive é muito presente na sua vida considerando que dos seus 06 filhos dois são duas meninas pequenas, e como ele mesmo disse, quem é pai sabe muito bem como funciona, os pequenos assistem MUITAS vezes o mesmo desenho, ele até soltou um: "eu sou capaz até de cantar aquela musiquinha do Frozen..." hahaha, pra quê ele foi dizer aquilo?!?! Daí começou um coral gritante: "Canta! Canta! Canta! Canta!". E para o delírio da galera ele cantarolou: "Livre estou, livre estou..." (risos bem grandes lembrando da cena!). Ele ressaltou que as filhas foram determinantes na aceitação desse trabalho, além da possibilidade de eternizar sua voz numa animação de um estúdio de tamanha relevância.
Foi incrível ver uma pessoa que na sua profissão tem de ser tão séria, ali bem descontraída e simpática. Realmente foi muito merecida a escolha para que desse voz (vida) ao Boi Chá.
Do outro lado o Rodrigo, que já havia dublado outras animações. Quando questionado qual delas foi mais difícil, ele disse que não tinha como mensurar isso porque, segundo ele, cada personagem tem sua particularidade e dificuldade. No caso do Nick a raposa, por exemplo, por ser um animal de porte menor ele teve que buscar um tom de voz mais agudo, usando como referência também o dublador original na versão em inglês mas inserindo uma "roupagem brasileira" devido ao estilo espertalhão da raposa, disse ele.
Fora do painel, tínhamos também o estande de Zootopia, nele num determinado horário o pessoal pôde pegar autógrafos com o Ricardo e com o Rodrigo, podiam participar de um jogo da roleta e tirar na sorte uma das Zoopops (a pipoca preferida em Zootopia), era possível também participar de uma atividade de pintura no rosto com feições animais. Confiram algumas fotos:








Para finalizar só posso dizer que fiquei super ansioso para conferir o resultado final desta animação, e vocês??? Sim ou claro?!?! (risos).



Por: Sir. Brian Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário